ADENE e Universidade Eduardo Mondlane aceleram transição energética em Moçambique
21 out. 2025
A ADENE e a Universidade Eduardo Mondlane (UEM) assinaram um Protocolo de Colaboração que inaugura uma nova fase na cooperação lusófona para a sustentabilidade. O objetivo é impulsionar a eficiência energética e hídrica em Moçambique, com especial enfoque na capacitação de técnicos, estudantes e comunidades locais, mas também nos edifícios e públicos e universitários, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, em Moçambique, a primeira ação conjunta é o lançamento da “Rota da Energia PALOP”, um programa de proximidade, desenvolvido pela ADENE para os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), que transforma conhecimento em ação.
O programa acordado prevê a implementação de ações concretas de sensibilização, formação técnica e aplicação de soluções em contexto real, reforçando o papel da Universidade Eduardo Mondlane e dos serviços públicos como motores da mudança.
Esta colaboração insere-se no compromisso da ADENE com a cooperação internacional e o desenvolvimento sustentável, reforçando os laços entre Portugal e Moçambique na construção de um futuro energético mais eficiente, justo e resiliente.
|
Continuar a leitura em Green Savers |