"Corrida aos eletrolisadores" trava execução de projetos de hidrogénio apoiados pelo PRR

31 jan. 2025

"Corrida aos eletrolisadores" trava execução de projetos de hidrogénio apoiados pelo PRR 


Promotores comunicaram ao Governo dificuldades de execução dos projetos apoiados pelo PRR devido à falta de eletrolisadores no mercado internacional. 

Os projetos de investimento em hidrogénio verde e de gases renováveis apoiados pelo PRR estão a sentir grande dificuldade na execução. Essas dificuldades resultam da insuficiência de capacidade de resposta do mercado de fornecer eletrolisadores, um equipamento essencial à produção deste gás.

“Há uma corrida à compra de eletrolisadores” no mercado europeu e mundial, assinalou a ministra do Ambiente e Energia no Parlamento esta quarta-feira.

Maria da Graça Carvalho indica que foi proposta por Portugal uma reprogramação do PRR no sentido de dedicar 100 milhões de euros ao combate à pobreza energética, o que resultou na redução de metas e valores de alguns programas depois de ouvidos os promotores.

Em causa estão investimentos em gases renováveis e hidrogénio verde no valor de 255 milhões de euros.

Há projetos no valor de 1.700 milhões de euros nas áreas do ambiente e transição climática cuja gestão estava nas mãos do Fundo Ambiental e que passa agora para a Agência para o Clima. A taxa de execução destes investimentos anda na casa dos 17%, mas no caso dos casos renováveis e hidrogénio existe uma grande incerteza no que toca à capacidade de execução dentro do calendário do PRR.

 

 

 

Fonte: Observador, por Ana Suspiro, 29 de Janeiro de 2025

Partilhar:
Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.