Energia solar bateu recorde e 77% do consumo de eletricidade veio das renováveis

2 jun. 2025

Energia solar bateu recorde e 77% do consumo de eletricidade veio das renováveis

A produção de energia renovável abasteceu 77% do consumo de eletricidade em maio, com a energia solar a representar 17% do total, a contribuição mais elevada de sempre, de acordo com dados da REN divulgados esta segunda-feira. 

Já a produção não renovável foi responsável por 16%, enquanto os restantes 7% foram de energia importada, num mês em que houve limitações à importação de eletricidade de Espanha, na sequência do apagão energético de 28 de abril. Paralelamente, em maio, "o consumo de energia elétrica recuou 0,1%, ou uma variação nula considerando a correção dos efeitos da temperatura e número de dias úteis", sendo que no final do mês, "o consumo acumulado anual registou uma evolução homóloga de 1,8%, o mesmo valor com correção de temperatura e dias úteis". 

Os dados da REN apontam ainda que no mesmo período, as hidroelétricas tiveram um índice de produtibilidade de 1,52 (média histórica igual a 1), "ao contrário das eólicas e solares, com condições abaixo da média e índices de 0,73 e 0,93 respetivamente". 

Já no acumulado entre janeiro e maio, a produção renovável abasteceu 82% do consumo, dividida pela hidroelétrica com 40%, eólica com 27%, fotovoltaica com 10% e biomassa com 5%. 

Já a produção a gás natural "abasteceu 12% do consumo, com os restantes 6% a corresponderem ao saldo importador". No caso do mercado de gás registou-se "uma evolução homóloga global de 40%, impulsionada pelo crescimento do segmento de produção de energia elétrica, enquanto o segmento convencional registou uma quebra homóloga de 2,1%". No mês em análise, o aprovisionamento do sistema nacional foi efetuado integralmente a partir do terminal de GNL de Sines. 

 

Continuar a leitura em Sic Notícias

Partilhar:
Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.