Mais energia de cada bateria

17 nov. 2025

Mais energia de cada bateria

O projeto de arranque "DOYAM-LiONEis" no Instituto de Máquinas Eléctricas, Tração e Acionamento (IMAB) da Technische Universität Braunschweig está a ser financiado durante dois anos com quase um milhão de euros pelo programa de transferência de investigação existente do Ministério Federal dos Assuntos Económicos e da Energia. A start-up está a desenvolver soluções de hardware e software para determinar com precisão a carga e o estado de envelhecimento das baterias de iões de lítio.

Na sequência da transição energética e do aumento da alimentação de energias renováveis flutuantes, o armazenamento de baterias está a tornar-se cada vez mais importante. É utilizado para armazenar temporariamente os excedentes de energia eólica e solar e para os alimentar de novo na rede quando necessário. Desta forma, contribui significativamente para a estabilização da rede e a segurança do abastecimento. É aqui que entram os três fundadores, Thorben Schobre, Sheikh Mustafa Mumtaz e Lukas Radomsky. Eles querem dar uma contribuição importante para a utilização eficiente e sustentável dos sistemas de armazenamento de energia.

Funcionamento optimizado, vida útil prolongada

A start-up "Doyam" da TU Braunschweig desenvolve soluções inovadoras de hardware e software para a determinação altamente exacta da carga e do estado de envelhecimento das baterias. Esta tecnologia permite otimizar o funcionamento e prolongar a vida útil dos sistemas de armazenamento de energia das baterias (BESS), reduzindo assim os custos de funcionamento e de investimento, bem como os requisitos de manutenção. No centro da solução está a espetroscopia de impedância eletroquímica (EIS) utilizada durante o funcionamento para medir a resistência da corrente alternada, que é combinada com algoritmos de aprendizagem automática (ML). A utilização de conversores electrónicos de potência modulares permite que este método seja aplicado a grandes pilhas de células (células de bateria interligadas), como é comum nas baterias ligadas à rede.

Para os fundadores, isto envolve muito mais do que simplesmente desenvolver o seu protótipo num produto de produção em série. Num ambiente dominado por actores internacionais, a start-up pretende assegurar a liderança tecnológica a longo prazo da Alemanha no domínio da tecnologia de baterias. Como antigos assistentes de investigação no Instituto de Máquinas Eléctricas, Tração e Acionamento da Technische Universität Braunschweig, Thorben Schobre e Lukas Radomsky estão muito familiarizados com as mais recentes tecnologias nos domínios da eletrónica de potência e da tecnologia de baterias, bem como da aprendizagem automática. O instituto fornece à equipa fundadora excelentes laboratórios para implementar com sucesso o seu projeto.

 

Continuar a leitura em CHEMeurope

Partilhar:
Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.