Portugal na COP30 para transformar ambição em ação global pelo clima

11 nov. 2025

Portugal na COP30 para transformar ambição em ação global pelo clima

Portugal participa, a partir desta segunda-feira, dia 10 de novembro, na 30.ª Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP30), que se realiza em Belém do Pará, no Brasil, até 21 de novembro, sob o lema “Ambição e Ação pelo Clima”. A delegação portuguesa é presidida pela Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, que representa o Governo português nas negociações multilaterais e nas reuniões ministeriais de alto nível, divulgou o Gabinete da Ministra do Ambiente e Energia em comunicado.

Segundo a mesma fonte, a COP30 decorre num “momento decisivo” para a política climática global, a um ano da revisão dos contributos nacionalmente determinados (NDC) pelos Estados e numa conjuntura “marcada pela necessidade de reforçar o financiamento climático internacional e a cooperação entre países desenvolvidos e em desenvolvimento”. Portugal defende que o sucesso desta conferência “dependerá da capacidade coletiva de traduzir compromissos em resultados concretos nas áreas de mitigação, adaptação e transição justa”.

Na COP30, Portugal apela a um resultado robusto em matéria de mitigação, alinhado com o limite de 1,5°C de aumento da temperatura média global, e a um compromisso reforçado com a adaptação, através de políticas que protejam as populações, o território e a economia.

Portugal chega a Belém com um Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC 2030) revisto e “mais ambicioso”, que fixa metas de 55% de redução de emissões face a 2005 e de 51% de energias renováveis no consumo final de energia, e com o Roteiro para a Neutralidade Carbónica como referência para o planeamento e investimento público e privado.

 

Continuar a leitura em GREEN SAVERS

Partilhar:
Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.