Portugal vai reforçar a segurança do abastecimento de eletricidade

22 jun. 2026

Portugal vai reforçar a segurança do abastecimento de eletricidade

Portugal está a preparar um novo mecanismo de capacidade destinado a salvaguardar o abastecimento de eletricidade do país durante os períodos de pico de procura, numa altura em que o governo procura reforçar a resiliência do sistema elétrico nacional.

A iniciativa surge na sequência da publicação de uma avaliação da segurança do abastecimento pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), realizada em cooperação com a operadora nacional da rede elétrica REN e a entidade reguladora da energia ERSE, que analisou se o sistema elétrico de Portugal será capaz de satisfazer a procura nos próximos anos, ao abrigo de vários cenários e em conformidade com a metodologia europeia.

De acordo com as conclusões, será necessária capacidade adicional, uma vez que o consumo de eletricidade continua a crescer, impulsionado pela expansão dos veículos elétricos, pela eletrificação industrial e pelo desenvolvimento económico mais alargado.

Ativos de produção de energia

O governo planeia introduzir um mecanismo de capacidade competitivo para fazer face a estes desafios, que irá recompensar os recursos energéticos pela sua disponibilidade nos momentos em que o sistema enfrentar maior pressão.

Espera-se que este regime seja tecnologicamente neutro, permitindo a participação de ativos de produção de energia, instalações de armazenamento de energia e prestadores de serviços de resposta à procura.

 

Continuar a leitura em The Portugal News

Partilhar:
Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.