Portugal vai ter um mapa verde para investir nas energias renováveis

27 out. 2025

Portugal vai ter um mapa verde para investir nas energias renováveis

Portugal vai ganhar um Mapa Verde para saber onde investir nas energias renováveis. Dentro de seis meses será apresentado este mapa que está a ser preparado por uma equipa de especialistas.

A iniciativa foi hoje anunciada pelo ministério do Ambiente e da Energia e o Relatório Ambiental final, que corresponde ao fim das quatro fases previstas e à conclusão do estudo, será apresentado no fim do primeiro trimestre de 2026.

No Mapa Verde vai ser possível identificar as “áreas preferenciais para a produção de renováveis solar e eólica em terra, com um licenciamento ágil e simplificado, respeitando condicionantes e/ou restrições pré-existentes no território, e evitando ou reduzindo eventuais impactos ambientais negativos”, segundo a tutela de Maria da Graça Carvalho.

“O “Mapa Verde” é uma medida que reforça a aposta na transição energética. Vai assegurar procedimentos mais céleres, transparentes, eficientes e que, por isso, transmitem maior confiança aos investidores, enquanto garante a proteção do ambiente e do território. É parte integrante do Pacote de Reforço da Segurança do Sistema Elétrico Nacional”, de acordo com a nota hoje divulgada.

 

Continuar a leitura em Jornal Económico

Partilhar:
Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.