Poupança energética: barragens e elefantes

11 abr 2025

Poupança energética: barragens e elefantes

Poupança energética: barragens e elefantes

Aprender a utilizar a energia de forma eficiente é essencial para garantir um futuro mais equilibrado, sustentável e justo para as próximas gerações.

Todos sabemos que poupar energia é, hoje em dia, mais do que uma escolha responsável, uma necessidade urgente. Sabemos que os recursos naturais não são infinitos e que os impactos das alterações climáticas se fazem sentir com cada vez mais intensidade. Todos temos sido afetados pelos ventos fortes, as quedas de água abruptas, as secas que nunca mais acabam. Por tudo isso, aprender a utilizar a energia de forma eficiente é essencial para garantir um futuro mais equilibrado, sustentável e justo para as próximas gerações.

Em Portugal, uma parte significativa da energia elétrica é produzida através de fontes renováveis, nomeadamente a energia hidroelétrica, gerada pelas barragens. Estas estruturas utilizam a força da água para mover turbinas e produzir eletricidade, sendo uma alternativa mais limpa em relação aos combustíveis fósseis. No entanto, mesmo as barragens têm impactos ambientais, como a alteração dos ecossistemas fluviais, a deslocação de populações e a perda de biodiversidade. Adicionalmente, a produção de energia hidroelétrica depende da quantidade de água disponível — e em períodos de seca, como os que Portugal tem vindo a enfrentar, a capacidade de produção pode ficar seriamente comprometida. 

Continuar a leitura em Jornal i online.

Partilhar:
Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.