Projeto português entre os 15 selecionados pela UE para apoio no desenvolvimento de Vales de Hidrogénio
27 out. 2025
O projeto ‘Galileu Green Hydrogen Valley’, promovido pela empresa Smartenergy, foi um dos 15 projetos europeus selecionados para receber apoio técnico especializado (Project Development Assistance – PDA) no âmbito da primeira convocatória da Hydrogen Valleys Facility (H2V Facility), financiada pela Clean Hydrogen Partnership da União Europeia.
A iniciativa recebeu 36 candidaturas e escolheu 15 projetos provenientes de 11 países.
Segundo explica a H2V Facility, o Galileu Green H2 Valley consiste num eletrolisador de 300 MW que produzirá hidrogénio verde, com entrada em operação prevista para o 4.º trimestre de 2026. A eletricidade será proveniente de 500 MWp de energia solar fotovoltaica na mesma área e de acordos de compra de energia (PPA) de origem renovável.
O projeto, localizado em Vila Franca de Xira, está focado no abastecimento energético de uma fábrica de cimento e outras indústrias, injeção na rede de gás e também no apoio energético à mobilidade.
O projeto português foi escolhido para receber apoio PDA Light, destinado a projetos em fase inicial, com uma duração de seis semanas e foco na elaboração de um conceito de pré-viabilidade. Já os projetos PDA Plus, com doze semanas de duração, visam apoiar iniciativas mais maduras, próximas da decisão final de investimento (FID), através da preparação de uma ‘roadmap’ detalhada de viabilidade técnica, económica e regulatória.
|
Continuar a leitura em Jornal Green |