Reclamações na energia aumentam no 3.º trimestre deste ano
17 nov. 2025
|
Faturação, contrato de fornecimento e práticas comerciais desleais foram os temas que geraram maior número de queixas O número de reclamações no setor da energia aumentou 1% no terceiro trimestre deste ano, face ao mesmo período de 2024, para 4.358, de acordo com dados do regulador divulgados esta terça-feira. Segundo o Boletim de Apoio ao Consumidor de Energia, publicado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), face aos três meses anteriores as reclamações subiram 2,5%. Os três temas mais reclamados nos livros de reclamações foram faturação, contrato de fornecimento e práticas comerciais desleais, representando 40,3% das reclamações aí apresentadas. O número de pedidos de intervenção da ERSE entre julho e setembro deste ano aumentou 10% face a período homólogo de 2024 para 1.062. A maioria daqueles pedidos incidem sobre o setor elétrico (85%), sendo a faturação o tema de maior conflito. No terceiro trimestre, o tratamento e resposta a 95% dos pedidos de intervenção do regulador ocorreu num prazo inferior a 90 dias, disse a ERSE.
|