EDP põe em operação central híbrida de energia solar e eólica em Aljezur

15 out. 2025

EDP põe em operação central híbrida de energia solar e eólica em Aljezur

A EDP anunciou a entrada em funcionamento da central fotovoltaica híbrida de Charneca das Lebres, em Aljezur, reforçando a aposta do grupo em projetos que combinam diferentes fontes renováveis. O comunicado da empresa destaca que esta é a terceira instalação eólico-solar da EDP em Portugal e a décima na Península Ibérica.

Localizado junto ao parque eólico de Bordeira, o novo projeto tem uma potência instalada de 15,3 megawatts (MW) e deverá produzir anualmente cerca de 24,6 gigawatts-hora (GWh), o equivalente ao consumo energético de 24 mil pessoas. A central partilha infraestruturas com o parque eólico existente, o que, segundo a EDP, permite “maximizar o uso da rede e reduzir impactos ambientais”, aumentando em 41% a produção local de energia renovável.

A construção da central, iniciada em outubro de 2024, ocupa 11,2 hectares e inclui a instalação de cerca de 26 mil módulos solares. A ligação à rede elétrica é feita através da mesma linha de 20 kV já usada pelo parque eólico, uma solução que, segundo a empresa, otimiza recursos e evita novos investimentos em infraestruturas. O projeto permitirá evitar a emissão de aproximadamente 64 mil toneladas de dióxido de carbono por ano.

 

Continuar a leitura em Ambiente Online

Partilhar:
Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.