EDP produz primeira molécula de hidrogénio do grupo na Europa

15 set. 2025

EDP produz primeira molécula de hidrogénio do grupo na Europa

A EDP assinala um marco inédito ao produzir a primeira molécula de hidrogénio do grupo na Europa e injetá-la numa turbina a gás em ambiente industrial real. A iniciativa decorre no âmbito do projeto europeu FLEXnCONFU e foi concretizada na central termoelétrica de ciclo combinado do Ribatejo, na região de Lisboa, com o objetivo de validar a aplicação prática da combinação de hidrogénio e gás natural em contexto de operação, algo ainda pouco explorado no setor. 

O anúncio da primeira molécula de hidrogénio produzida no país pela EDP aconteceu esta terça-feira, durante o evento de inauguração do demonstrador — o eletrolisador de 1,25 MW — que faz parte de um projeto mais amplo, o FLEXnCONFU (FLExibilize combined cycle power plant through power-to-X solutions using non-CONventional FUels), financiado pelo programa Horizon 2020 da União Europeia. Este projeto foi desenvolvido por um consórcio internacional que reúne 21 parceiros de 10 países europeus, incluindo, além de Portugal, Espanha, França, Itália, Reino Unido, Grécia, Alemanha, Bélgica, Suécia e Países Baixos. Na cerimónia, que decorreu na central do Ribatejo, estiveram presentes a ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, o presidente executivo da EDP, Miguel Stilwell d'Andrade e representantes da Comissão Europeia, entre outros convidados. 

 

Continuar a leitura em EDP

Partilhar:
Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.