Energia. Qual é a melhor forma (e mais barata) de aquecer a casa?

11 nov. 2025

Energia. Qual é a melhor forma (e mais barata) de aquecer a casa?

A resposta "depende do tipo de habitação, do isolamento térmico, das necessidades reais de aquecimento, e se necessita de arrefecimento na estação quente, entre outros fatores", mas "as soluções com melhor relação custo-benefício e impacto ambiental são o ar condicionado e a salamandra a pellets".


A forma mais eficiente e económica de aquecer a casa é usar ar condicionado ou salamandras a pellets, explica a DECO PROteste, sendo que a resposta depende sempre de vários fatores. Jorge Moreira da Silva, Subsecretário-geral Adjunto da ONU e Diretor Executivo da UNOPS, será também Keynote Speaker e, com a sua visão global e uma carreira dedicada à sustentabilidade, trará uma perspetiva única sobre o papel da energia no combate às alterações climáticas. 

A resposta depende do tipo de habitação, do isolamento térmico, das necessidades reais de aquecimento, e se necessita de arrefecimento na estação quente, entre outros fatores. No entanto, as soluções com melhor relação custo-benefício e impacto ambiental são o ar condicionado e a salamandra a pellets", explica a organização de defesa do consumidor. 

Feitas as contas, "para conseguir a mesma quantidade de calor, uma salamandra a pellets permite poupar 96 euros, por ano, face ao termoventilador".

"Já com o ar condicionado, a poupança sobe para 110 euros anuais. Para os cálculos considerou-se um cenário de utilização de quatro horas por dia, cinco dias por semana durante um período de cinco meses", calcula. 

 

Ar condicionado vale a pena no inverno?

"Sim, é uma das formas mais eficientes, rápidas e confortáveis de aquecer a casa. Os modelos mais recentes consomem pouca energia, são rápidos e silenciosos a climatizar a divisão e podem ser programados remotamente através de smartphones", nota a DECO PROTeste. 

Já as "salamandras a pellets são ideais para quem procura eficiência energética com uma pegada ambiental mínima. Queimam resíduos de madeira (pellets), considerados neutros em CO₂".

 

E os aquecedores portáteis, compensam?

"Sim, mas apenas para uso pontual. Continuam a ser populares (existem em 65% das casas), devido ao preço de compra reduzido, mas têm maior consumo elétrico, impacto ambiental e não são adequados para o aquecimento de divisões", pode ler-se no site da organização de defesa do consumidor. 

Contas feitas... qual é o sistema de aquecimento mais barato?

Segundo a DECO PROTeste, o "ar condicionado, se usado com moderação, tem o melhor custo anual de energia, seguido pela salamandra a pellets". 

Dicas para poupar mais energia ao aquecer a casa

Segundo a organização, "mesmo com um bom aquecedor, o isolamento térmico é o fator mais determinante", já que "casas mal isoladas perdem calor por janelas, portas e paredes".

 

Continuar a leitura em Notícias ao Minuto

Partilhar:
Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.