Evento final do projeto SRI2MARKET – edifícios inteligentes, flexibilidade e eficiência em debate promovido pela ADENE

3 nov. 2025

Evento final do projeto SRI2MARKET – edifícios inteligentes, flexibilidade e eficiência em debate promovido pela ADENE

A ADENE, como parceira e responsável pela implementação em Portugal, organizou o evento final do SRI2MARKET, um projeto europeu financiado pelo programa LIFE, a 29 de outubro no Auditório CIUL – Centro de Informação Urbana, em Lisboa com a presença de especialistas, entidades públicas e privadas.

Este projeto pretende preparar o mercado nacional para o Smart Readiness Indicator (SRI), promovendo ferramentas práticas e formando técnicos para a transição dos edifícios inteligentes. Em Portugal, o projeto envolveu testes, formação e recolha de dados para avaliar a integração do SRI no sistema nacional de certificação energética.

Nelson Lage, Presidente da ADENE, deu as boas-vindas e reforçou a importância do papel da ADENE na implementação da EPBD (Diretiva do Desempenho Energético dos Edifícios), lembrou a liderança que Portugal tem nestas matérias e na integração de energias renováveis, a relevância do suporte prestado por projetos como o SRI2MARKET, e como o exemplo nacional pode ser alavanca para outros países seguirem o mesmo caminho.

Com esta sessão foi possível conhecer o enquadramento da política tarifária, partilhado por Patrícia Lages, Diretora de Tarifas, Preços e Eficiência Energética na Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos que salientou como os sinais de preço podem flexibilizar a procura e potenciar incentivos à inteligência dos edifícios, promovendo uma gestão energética mais eficiente. Já David Prata, Técnico Superior da Direção de Serviços de Sustentabilidade Energética da Direção-Geral de Energia e Geologia, abordou o enquadramento legislativo da transposição da EPBD, com destaque para os requisitos principais e os planos para implementação nacional.

Rui Martins, Research and Innovation Manager na Smart Energy Lab, destacou a iniciativa Living Energy para monitorização e otimização do consumo energético com os utilizadores finais, que participam ativamente nos projetos, testando e co-desenvolvendo novas soluções para acelerar a transição energética.

 

Continuar a leitura em ADENE

Partilhar:
Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.