Comparar, desligar ou tirar temperatura: como poupar na energia

3 nov. 2025

Comparar, desligar ou tirar temperatura: como poupar na energia

Da eletricidade aos combustíveis, passando pelo gás, descubra aqui várias formas de reduzir o peso da energia na sua carteira.

Neste Dia Mundial da Poupança, conheça algumas dicas elencadas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) e reunidas pelo ECO/Capital Verde, de forma a que possa poupar ao longo do ano nas contas da energia, seja ela a eletricidade, o gás ou até os combustíveis.

Comparar, comparar, comparar
Em Portugal, pode trocar, sem custos, de fornecedor de gás e de eletricidade. No caso do gás, uma vez que os preços são alterados a cada mês de outubro, esta é especialmente uma boa altura para comparar as ofertas comerciais disponíveis.


Para perceber qual o tarifário mais favorável para o seu caso, pode consultar um dos vários simuladores disponíveis na internet. A ERSE também disponibiliza um simulador, que compara as ofertas comerciais de eletricidade e de gás natural. Pode também consultar os boletins mensais sobre o mercado de gás engarrafado, nos quais pode saber quais as alternativas mais em conta para cada tipologia de botija. Se não quer fazer por si a análise, até já existem serviços que a fazem por si, com uma cadência mensal ou trimestral, para garantir que escolhe sempre a melhor oferta.

Nos detalhes (da fatura) está o ganho
Podem parecer detalhes, pequenos pormenores. Contudo, em termos de poupança, é nos detalhes que pode estar o ganho.

O preço cobrado pela eletricidade pode diminuir caso o consumidor escolha uma potência contratada menor. A potência contratada varia, geralmente, entre 3,45 kVA e 6,9 kVA, e deve ser escolhida consoante o número de aparelhos que habitualmente se ligam ao mesmo tempo (quanto mais aparelhos ligados em simultâneo, maior potência é necessária).

Deve, ainda, tentar adaptar o tarifário que escolhe à utilização que faz da energia. Se tiver tarifa bi ou tri-horária, que é possível tanto para a eletricidade como para o gás, escolha os horários de vazio para os consumos maiores de energia. Ao utilizar as máquinas no período noturno poderá poupar 20 euros por ano, no caso da máquina de lavar roupa, e 30 euros por ano, no que diz respeito à máquina de lavar loiça.

 

Continuar a leitura em Eco Sapo

Partilhar:
Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.